Com base nisso o Mundo Macabro faz uma homenagem aos Escravos e também a Princesa Isabel ressaltando as religiões e rituais feitos pelos escravos naquela época.
Animismo
......Na África, ao sul do Saara, nas Américas e na Oceania muitas religiões tribais são caracterizadas como animistas: cultuam os espíritos dos ancestrais, acreditam nos poderes anímicos da natureza, praticam a magia, o curandeirismo, fazem sacrifícios de animais e oferendas rituais às divindades. As religiões das tribos indígenas do Brasil, onde as forças da natureza são dirigidas por uma ou mais divindades superiores, são formas de animismo.
VODU
......Originário do Benin, na África, e muito difundido no Caribe e no sul dos Estados Unidos, o vodu é uma forma de animismo. Mistura tradições religiosas africanas com elementos do cristianismo. Admite um deus superior único, criador de uma série de divindades menores que se confundem com os santos da Igreja Católica. Tem uma hierarquia organizada em torno de sacerdotes (hougan) ou sacerdotisas (mambo), que dirigem o culto e transmitem as mensagens do espíritos nos dialetos africanos. Os rituais são realizados em estado de transe e incluem sacrifícios de animais.
Cultos afro-brasileiros
......Os cultos afro-brasileiros são constituídos pela mistura das tradições religiosas dos povos africanos nagô, bantu, iorubá e jeje, trazidos como escravos para o Brasil, com elementos das tradições indígenas e do catolicismo. Proibidos de praticar sua religião, os escravos associam seus rituais e divindades aos rituais e santos da igreja católica, produzindo um forte sincretismo religioso.
CANDOMBLÉ
......Predominante na Bahia, o candomblé é a religião da nação africana Iorubá. As principais divindades são Olorum, deus supremo, criador de Obatalá (o céu) e de Odudua (a Terra). Da união dessas divindades nascem Iemanjá (as águas) e Aganju (a terra firme), que, por sua vez, são os pais de Orungã (o ar).
......Orixás e santos católicos - Os orixás são divindades do candomblé ligadas a forças da natureza e a certos aspectos da vida humana. O principal é Oxalá, uma manifestação de Olorum. Algumas divindades são associadas aos santos católicos: Ogum, deus do ferro e da guerra, é Santo Antônio ou São Jorge; Omolu, deus das doenças, é São Lázaro; Oxumarê, a serpente, é São Bartolomeu; Oxóssi, deus da caça, é São Jorge; Xangô, deus do trovão, é São Jerônimo. As três mulheres de Xangô são Iansã, deusa dos ventos e das tempestades, associada a Santa Bárbara; Oxum, deusa das fontes e da beleza, a Nossa Senhora das Candeias; e Obá, deusa dos rios. O panteão do candomblé inclui também o Exu, mensageiro dos deuses, entidade de transformação associada ao mal e à figura do demônio.
......Cultos do candomblé - Os cultos às divindades são realizados nos terreiros e dirigidos por um pai-de-santo (babalorixá) ou mãe-de-santo (ialorixá). Alguns rituais com oferendas de animais sacrificados aos orixás são restritos aos iniciados. Nos cultos abertos são feitas oferendas e consultas aos orixás através dos búzios jogados pelo pai ou pela mãe-de-santo. O culto é marcado pelos diferentes ritmos dos atabaques e cantos e se diferenciam de acordo com orixá cultuado.
UMBANDA
......A umbanda também tem sua origem na mistura de tradições religiosas africanas, indígenas e católicas. Além dos orixás, cultua os caboclos ou pretos-velhos, espíritos dos antepassados que servem de guias ou conselheiros aos fiéis. Os rituais são semelhantes aos do candomblé. Alguns grupos assimilaram elementos do espiritismo, dando origem à umbanda de mesa e a umbanda de salão, onde os pontos dos orixás, atabaques e jogos de búzios são substituídos por sessões de passe e de consulta aos espíritos através de médiuns.
hummmmmm macumba é muitaaaaakkkkk
ResponderExcluir